quarta-feira, 4 de junho de 2014

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


APRESENTAÇÃO

Trabalhando com Projeto Alimentação e Saúde

O Projeto Alimentação Saudável, foi desenvolvido por, Irancarla Souza Sampaio Nô na Escola Municipal Antônio Pinheiro da Mota Neto, Ednália Maria de Araújo Silva, Elizabete C Queiroz Matos e Gabriela Maria Barbosa Maia na Escola Municipal Clotilde Sales da Silva, Maria Trindade Sousa Costa Escola Municipal Plínio Carneiro, Zélia Maria da Conceição Pinto Zenaide Gonçalves Silva na Escola Municipal Creche Brincando se Aprende Educação Infantil, estas são acadêmicas da Plataforma Freire do curso de Pedagogia, da cidade de Serrinha e da cidade de Barrocas na Bahia Maria Creuza de Queiroz Silva no Centro Educacional Desembargador Júlio Virgíneo.
Cada uma das acadêmicas desenvolveu este Projeto aplicou em suas referentes escolas.
No dia 13 de maio do ano de 2014 á 23 de maio de 2014, foi aplicado o projeto trabalhando o Projeto de Alimentação e Saudável, na Escola Municipal Antônio Pinheiro da Mota Neto, numa turma de 3º ano do ensino fundamental. Perfil dos alunos- Área Rural, Faixa Etária 08 a 09 anos, com a acadêmica Irancarla Souza Sampaio Nô.
Inicialmente foi realizada uma conversa informal com os alunos sobre carência e excesso de alimentos.
 Este Projeto teve 10 dias nos quais foram 07,08,13,14,15,16,19,20,21 e22 do mês de maio do ano de 2014, dentre estes dias foram feito leitura sobre a revista Fome Zero e exposição de Slides e filmes e músicas Com esse material, eles confeccionaram cartazes, os quais foram apresentados aos colegas confeccionaram também livreto com receitas de alimentos saudáveis.
Na culminância deste Projeto foi exposta uma mesa com frutas e passado alguns slides retratando a importância dos alimentos que podem trazer saúde e ou doenças ao nosso corpo.
Houve a participação de todos funcionários desta Instituição Escolar, promovendo assim a unidade de um mesmo ideal.
Durante a apresentação houve bastante interesse por parte dos alunos em conhecer alimentos que são saudáveis e das práticas de higiene que fazem parte do seu dia a dia.
Foi muito interessante, pois, essa atividade proporcionou a turma uma desenvoltura excepcional.
Fizemos uma deliciosa salada de frutas para a merenda, todos se deliciaram com gosto de quero mais.
Concernente as docentes observei que se preocupam em levar ao alunado uma educação de qualidade e progressiva, pesquisando projetos e aplicando com destreza e segurança.

JUSTIFICATIVA
O tema alimentação é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados. O Projeto " Alimentação e Saúde", é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
A alimentação saudável com a apregoação e aplicação de conhecimentos e preceitos que se destinam a cuidar da saúde e preservá-la alongando a vida.
“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”(Paulo Freire).
A saúde é considerada um dos pilares fundamentais no processo de desenvolvimento social e é composta por princípios que se aplicam diretamente ao indivíduo proporcionando-lhe o bem estar físico e mental.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e
da coletividade.
Tratar da saúde tem sido um desafio para a educação, no que se
refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora
de atitudes e hábitos.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do
funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como
um elenco de bons hábitos, não é suficiente para que os alunos
desenvolvam atitudes de vida saudável.
Diante dessa problemática, entende-se que se faz necessário desenvolver um trabalho de conscientização sobre higiene nas escolas, para que o educando possa adquirir fatores que contribuam para construção de hábitos saudáveis.
“A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceite pelo interessado” Andrade, Carlos Dumont.

É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos
na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais:
(1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
(2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar;
(3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final é um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, é que se faz necessário esse projeto.
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática
participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com
a linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e
fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito
do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua
importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e
incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.

OBJETIVO GERAL:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
* Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
* Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

* Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
* Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
* Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;

* Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
* Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;

* Valorizar o momento reservado à alimentação.

ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO
*      Linguagem oral e escrita;
*      Interpretações pessoais;
*      Pseudoleitura/Pseudoescrita;
*      Narração de fatos;
*      Escrita espontânea;
*      Reconhecimento de letras;
*      Leitura oral de gêneros textuais instrucionais;
*      Reconto;
*      Escrita espontânea;
*      Formação de palavras por troca de letras;
*      Produção textual individual e coletiva.
*        
Linguagem Matemática:

*      Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem);
*      Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais).

 Agrupamentos
*      Noções de números pares e ímpares;
*      Situações-problema;
*      Sistema monetário.

Artes

Linguagem visual

*      Poesia;
*      Música;
*      Modelagem;
*      Pintura;
*      Desenho.

Ciências

Meio ambiente (produção de alimentos)

*      Vegetais;
*      Nutrição e desnutrição
*      Horta

História/geografia

Modos de alimentação dos grupos sociais;
*     
Regras e princípios sociais;

RECURSOS/ESTRATÉGIAS

*      Roda de conversas;
*      Músicas;
*      Teatro;
*      Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, vídeo...);
*      Recorte, colagem e modelagem;
*      Desenho livre.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)

             Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
Registro dos alimentos mais consumidos na família;
Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
             Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
Análise das obras do pintor Archiboldo Giuseppe, que utilizou frutas, verduras e
legumes na construção das suas obras;
Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
           Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;

Preparação e degustação de receitas saudáveis;
Preparação de lanches saudáveis;
Organização de um livro de receitas baseado na história “A Cesta da dona Maricota”

PRODUTO FINAL

             Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos.

AVALIAÇÃO

             A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.

  CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Este trabalho apresentou a descrição e análise da aplicação do projeto de “Alimentação e Saúde”, que teve como objetivo principal despertar o interesse dos alunos para uma alimentação saudável, estimulando a curiosidade e motivando-os a partir da leitura e da produção textual.
A partir dessas conclusões, temos em vista também algumas considerações no sentido de recomendar que sejam feitos e criados estratégias para modificar essa prática de alimentação nas nossas escolas, subsi-diando materiais didáticos para que se possam criar ambientes estimuladores do processo da alimentação saudável e leitura para que venham criar parceria dos familiares e da própria instituição de ensino, em dar credibilidade à atuação dos educadores, no sentido de assumir esse compromisso de mudança, para que esse espírito de transformação contagie e motive a sociedade, para ser partícipes de uma prática educativa coerente com a realidade cultural por eles vivenciada. São cada vez maiores os problemas de saúde ligados à alimentação. Anemia, atraso no crescimento, mau nutrição, colesterol, obesidade e cárie dentária sentidos na nossa escola/comunidade.
 As crianças não nascem com a capacidade de escolher alimentos em função do seu valor nutricional, ganham os seus hábitos alimentares através da experiência, observação e educação. Assim, a escola constitui, por seu lado os contextos mais formal de aprendizagem, devendo complementar o papel da família.
          Este trabalho foi aplicado e obtive êxito no que foi proposto mediante aos objetivos os quais eram:
  • Despertar o interesse dos alunos para uma alimentação saudável, estimulando a curiosidade e motivando-os a perceber, através da leitura e da exposição do professor que alimentar-se corretamente é uma necessidade do ser humano;
  • Identificar claramente os alimentos que constituem a roda dos alimentos saudáveis;
    Perceber o que está errado na nossa dieta alimentar;
  • Descobrir o que se entende por alimentação completa, equilibrada e variada;
  • Produzir um cartaz no qual apresente alimentos saudáveis e não saudáveis.
         Não foram detectadas dificuldades durante o desenvolvimento das atividades, porque tanto a estrutura da sala quanto o nível de desenvolvimento dos alunos permitiram a realização satisfatória de cada etapa do projeto.
         Assim, a execução deste trabalho mostrou a importância de se investir em atividades de leitura e escrita desde os primeiros anos escolares, a fim de favorecer a aprendizagem e possibilitar reflexões importantes sobre temas cotidianos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos, além de proporcionar estratégias que promovam a sua formação enquanto sujeitos letrados, que sabem utilizar a leitura de modo crítico, autônomo e competente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Cartilha da Nutrição Fome Zero, Ministério da Educação e Saúde, Ministério de desenvolvimento Social e Combate a Fome, 2001 TV Globo LTDA, Monteiro Lobato.

MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável (Internet).BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

6 comentários:

  1. O trabalho apresentou uma amplitude muito grande podendo ser aplicado em todas as turmas de uma escola como uma proposta interdisciplinar. (Robert)

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  2. Parabenizo ao grupo pela iniciativa de trabalhar com alimentação saudável uma vez que no Brasil atualmente um grande percentual da população brasileira são de pessoas acima do peso. (Solange)

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  3. Parabenizo ao grupo, pois o que se observa nas escolas são crianças trazendo merendas não saudáveis. E vou aplicar na minha turma também!!!!!! (Regina)

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  4. Gostei da ideia e vou aplicar na minha turma. (Isabel)

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  5. muito bem equipe, pois diante da minha leitura observo que o seu projeto é muito bom e quero aplicar em minha escola. Maria Gilmere

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  6. Gostei do projeto e vou aplicar na minha escola de arcodo a minha turma. Maria Elizangela

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