sexta-feira, 6 de junho de 2014

SEQUENCIA DIDÁTICA: TEMA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


 Por
EDNEUZA FREITAS
JAQUELINE SANTANA
MARIZETE GONÇALVES
MARIA LOURDES COSTA SILVA
MARIA DE LOURDES SANTANA
ROSIMEIRE ARAÚJO
                  
Sequencia  Didática

Tema da sequencia – Alimentação Saudável

Tempo estimado – 5 semanas

Disciplinas envolvidas – Ciências e Português

Materiais necessários – livros, tesouras, cola, quadro, papel metro, papel  ofício, lápis de cor, caixa surpresa, frutas, verduras, recursos humano, alimentos, água e etc.
  
  Conteúdos – Alimentos, Leitura e Escrita, Origem dos alimentos.
  
Objetivos-
  
·        Desenvolver a oralidade;
·        Estimular os alunos a se alimentarem com alimentos nutrientes e saudáveis;
·        Valorizar a importância de uma boa alimentação para ter uma vida saudável;

1-ATIVIDADE

* Apresentar o tema a turma Alimentação Saudável ,pedir que eles falem o que sabem a respeito do mesmo na roda de conversa, logo após leitura do livro de  historinha  ¨O que Ana sabe sobre alimentos saudáveis;
*Comentários sobre o mesmo, perguntando o que eles realmente comem se é saudável ou não;
*Logo após pesquisa e construção de cartaz com alimentos saudáveis.
  
2- ATIVIDADE

 *Pedir que os alunos desenhem em folha ofício o que eles gostam de comer e o que eles não gostam;
 * Expor em cartaz na sala;
 * Em seguida, apresentar uma caixinha surpresa com vários tipos de alimentos e pedir que cada aluno com os olhos vedados, descubra qual alimento foi degustado;
 *Pedir que eles tragam de casa figuras dos alimentos que eles costumam consumirem.
  
 3- ATIVIDADE
  
*Fazer uma revisão da aula anterior falando sobre a importância dos alimentos, focando em estimulá-los a conclui que os alimentos tem nutrientes que são indispensável a saúde(fornecendo energia  ao nosso corpo, nos protegendo de doenças, garantindo a formação dos dentes e ossos).Depois pedir que eles peguem as figuras dos alimentos trazidos de casa juntamente com os da pró. Enquanto isso, expor três cartazes com os títulos: alimentos animal, vegetal e mineral. Onde os alunos terão que identificar a origem dos alimentos e colá-los.
 *Por fim pedir que os alunos circulem aqueles considerados saudáveis e não saudáveis.
  
4- ATIVIDADE
  
*Retomar a aula focando nas frutas, falando da sua importância e quais vitaminas consta em cada uma e sua importância no desenvolvimento de cada criança ou adulto.
 *Logo após dividir a sala em dois grupos para iniciar o Jogo Salada de Frutas, a pró falará uma letra e pedirá os alunos que falem nomes de frutas iniciadas pela letra citada. Ganhará o grupo que falará o maior número de frutas.
  
5-ATIVIDADE

 *Iniciar a aula fazendo perguntas sobre o que eles aprenderam sobre Alimentação Saudável;
*Comentários dos alunos, logo após apresentar vários tipos de verduras.
*Listar no quadro os nomes das verduras;
*Conversa formal sobre quais as verduras que eles comem ou se a mãe deles compram esses tipos de verduras, o que fazem com as mesmas, se planta no quintal ou não?
*A seguir fazer a observação do preparo de uma sopa com as verduras expostas na sala;
*Logo após degustação da sopa individual.

  BIBLIÓGRAFIA
 Marinkovic, Simeon

O que Ana sabe sobre alimentos saudáveis- São Paulo: Nova Alexandria, 2010.


 

3 comentários:

  1. Como sugestão essa atividade poderia ser trabalhada em conjunto com a construção de uma horta didática (Giovanna)

    ResponderExcluir
  2. Correlacionar essa proposta com a temática obesidade e o cardápio da merenda escolar. (Robert)

    ResponderExcluir
  3. Correlacionar essa proposta com a temática obesidade e o cardápio da merenda escolar. (Robert)

    ResponderExcluir