Por
EDNEUZA FREITAS
JAQUELINE SANTANA
MARIZETE GONÇALVES
MARIA LOURDES COSTA
SILVA
MARIA DE LOURDES
SANTANA
ROSIMEIRE ARAÚJO
Sequencia Didática
Tema da sequencia –
Alimentação Saudável
Tempo estimado – 5 semanas
Disciplinas envolvidas – Ciências
e Português
Materiais necessários – livros,
tesouras, cola, quadro, papel metro, papel
ofício, lápis de cor, caixa surpresa, frutas, verduras, recursos humano,
alimentos, água e etc.
Conteúdos
– Alimentos, Leitura e Escrita, Origem dos alimentos.
Objetivos-
·
Desenvolver a
oralidade;
·
Estimular os alunos
a se alimentarem com alimentos nutrientes e saudáveis;
·
Valorizar a
importância de uma boa alimentação para ter uma vida saudável;
1-ATIVIDADE
*
Apresentar o tema a turma Alimentação Saudável ,pedir que eles falem o que
sabem a respeito do mesmo na roda de conversa, logo após leitura do livro
de historinha ¨O que Ana sabe sobre alimentos saudáveis;
*Comentários
sobre o mesmo, perguntando o que eles realmente comem se é saudável ou não;
*Logo
após pesquisa e construção de cartaz com alimentos saudáveis.
2-
ATIVIDADE
*Pedir que os alunos desenhem em folha ofício
o que eles gostam de comer e o que eles não gostam;
* Expor em cartaz na sala;
* Em seguida, apresentar uma caixinha surpresa
com vários tipos de alimentos e pedir que cada aluno com os olhos vedados,
descubra qual alimento foi degustado;
*Pedir que eles tragam de casa figuras dos
alimentos que eles costumam consumirem.
3- ATIVIDADE
*Fazer
uma revisão da aula anterior falando sobre a importância dos alimentos, focando
em estimulá-los a conclui que os alimentos tem nutrientes que são indispensável
a saúde(fornecendo energia ao nosso
corpo, nos protegendo de doenças, garantindo a formação dos dentes e
ossos).Depois pedir que eles peguem as figuras dos alimentos trazidos de casa
juntamente com os da pró. Enquanto isso, expor três cartazes com os títulos:
alimentos animal, vegetal e mineral. Onde os alunos terão que identificar a
origem dos alimentos e colá-los.
*Por fim pedir que os alunos circulem aqueles
considerados saudáveis e não saudáveis.
4-
ATIVIDADE
*Retomar
a aula focando nas frutas, falando da sua importância e quais vitaminas consta
em cada uma e sua importância no desenvolvimento de cada criança ou adulto.
*Logo após dividir a sala em dois grupos para
iniciar o Jogo Salada de Frutas, a pró falará uma letra e pedirá os alunos que
falem nomes de frutas iniciadas pela letra citada. Ganhará o grupo que falará o
maior número de frutas.
5-ATIVIDADE
*Iniciar a aula fazendo
perguntas sobre o que eles aprenderam sobre Alimentação Saudável;
*Comentários dos alunos,
logo após apresentar vários tipos de verduras.
*Listar no quadro os nomes
das verduras;
*Conversa formal sobre
quais as verduras que eles comem ou se a mãe deles compram esses tipos de
verduras, o que fazem com as mesmas, se planta no quintal ou não?
*A seguir fazer a
observação do preparo de uma sopa com as verduras expostas na sala;
*Logo após degustação da
sopa individual.
Marinkovic, Simeon
Como sugestão essa atividade poderia ser trabalhada em conjunto com a construção de uma horta didática (Giovanna)
ResponderExcluirCorrelacionar essa proposta com a temática obesidade e o cardápio da merenda escolar. (Robert)
ResponderExcluirCorrelacionar essa proposta com a temática obesidade e o cardápio da merenda escolar. (Robert)
ResponderExcluir