Por:
Elizabete C. de Q. Matos; Maria Angélica de O. Araújo; Maria Antunes Barreto; Suely
B. dos Santos e Soneide A. de Oliveira.
JUSTIFICATIVA
Vive-se a era das novas
tecnologias, que vem transformando os critérios e formas de ver o mundo. Era da
crescente ampliação dos meios e da inovação, mas o planeta está se degradando e
muitas pessoas não cuidam do ambiente em que vivem.
Diante desta realidade
percebe-se que é de responsabilidade da escola proporcionar aos educando um
ensino que possibilite uma leitura crítica do mundo. Sem dúvida, essas são as
novas propostas de ensino fundamentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs) e garantidas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.
Essas premissas fundamentam o trabalho de Ética e cidadania e ao mesmo tempo o
do meio ambiente.
O foco da discussão que se
propõe está no tipo de educação que se propõe ao educando, ou seja, o perfil do
cidadão que se deseja formar. Portanto, as práticas da cidadania dentro da
escola constituem parte significativa, fomentadora do processo educativo.
Consubstanciando essa postura
acerca da cidadania, pensa-se que, a valorização do meio ambiente e a mudança
de atitude no direcionamento do ensino é uma maneira de preparar o estudante
para enfrentar as questões sociais relacionadas ao meio ambiente de forma
crítica e participativa.
Os PCNs mencionam a questão
ambiental apresentando a sociedade uma nova forma de pensar e agir, individual
e coletivamente. Essa nova forma coaduna com os aspectos relacionados as
necessidades humanas a partir de propostas e modelos de produção de bens e
relações sociais que não perpetuem desigualdades e exclusão social, garantindo
a sustentabilidade ecológica. Isso implica em um universo de valores no qual a
educação tem relevante papel a desempenhar.
Nesta perspectiva, surge a
necessidade de trabalhar o projeto Educação Ambiental: “Preservando o meio
ambiente e construindo cidadania”, para que os alunos conheçam a realidade que
os circundam e reflitam sobre as suas ações, suas contribuições e seus valores
na preservação do mesmo.
Não obstante, trata-se de
uma oportunidade de trabalhar conteúdos e práticas de forma transdisciplinar,
aprimorando os conhecimentos construídos ao longo do curso e interação com a
realidade do ambiente escolar.
OBJETIVO GERAL
Conhecer
os hábitos de preservação ambiental que fazem parte do quotidiano dos
estudantes, conscientizando para a importância da reciclagem.
OBJETVOS ESPECÍFICOS
• Apresentar discussão do tema por meio
de vídeo que contemple aspectos relativos à temática;
• Identificar práticas cotidianas de
negligência no uso dos recursos ambientais;
• Socializar hábitos saudáveis de
preservação ambiental a serem inseridos no cotidiano;
• Desenvolver a consciência critica
quanto a preservação ambiental
• Reconhecer a importância do
reaproveitamento do lixo
Público
alvo: Alunos do Ensino Fundamental
METODOLOGIA
História
infantil que trate da questão do meio ambiente;
Exposição
de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente;
Pesquisar
sobre o meio ambiente como as pessoas da sua casa e da comunidade cuidam do
ambiente, o que ele observa que está destruindo o ambiente. Apresentar a música
Chico Cesar Xote da poluição
Discutir
sobre a questão do ambiental.
Experimento: Reciclagem de papel
Material necessário
• Liquidificador
• 1
garrafa de vidro ou rolo de macarrão
• Peneira circular ou quadrada tamanho
de sua preferência.
• Bacia na qual caiba a peneira
• Pedaço de madeira lisa
• 1 litro de água
• Amido de milho
• Pétalas de rosas
• Tinta guache
• Balde e água
• Folhas de papel usadas ou revistas
Modo de fazer
1. Rasgue as folhas de papel em pedaços
bem pequenos.
2. Deixe os papeis de molho dentro de uma
balde com água
3. Coloque no liquidificador o papel
picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos.
4. Acrescente as pétalas de rosa e a tinta
guache com a cor de sua preferência.
5. Após desligar o liquidificador,
verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa
formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e
bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela
estiver bem pastosa.
6. Mergulhe a peneira nessa mistura de
modo que parte dela forme uma camada na peneira.
5-Retire
a peneira com a mistura.
6-Deixe
secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e
coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.
7-Estique
a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de
macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a garrafa não quebre
em suas mãos.
8-Coloque
a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa
esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma
folha de papel reciclado.
REFERÊNCIAS
muito bem equipe, pois diante da minha leitura observo que o seu projeto é muito bom e quero aplicar em minha escola. Maria Elizangela
ResponderExcluirQuero dar parabéns para a equipe, gostei muito do projeto e vou aplicar na minha escola com essa orientação. pois na minha escola fazemos com maquinas industriais. Maria Gilmere.
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