quarta-feira, 4 de junho de 2014

Experimento Reciclagem de Papel


Por: Elizabete C. de Q. Matos; Maria Angélica de O. Araújo; Maria Antunes Barreto; Suely B. dos Santos e Soneide A. de Oliveira.

JUSTIFICATIVA
Vive-se a era das novas tecnologias, que vem transformando os critérios e formas de ver o mundo. Era da crescente ampliação dos meios e da inovação, mas o planeta está se degradando e muitas pessoas não cuidam do ambiente em que vivem.
Diante desta realidade percebe-se que é de responsabilidade da escola proporcionar aos educando um ensino que possibilite uma leitura crítica do mundo. Sem dúvida, essas são as novas propostas de ensino fundamentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e garantidas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. Essas premissas fundamentam o trabalho de Ética e cidadania e ao mesmo tempo o do meio ambiente. 
O foco da discussão que se propõe está no tipo de educação que se propõe ao educando, ou seja, o perfil do cidadão que se deseja formar. Portanto, as práticas da cidadania dentro da escola constituem parte significativa, fomentadora do processo educativo.
            Consubstanciando essa postura acerca da cidadania, pensa-se que, a valorização do meio ambiente e a mudança de atitude no direcionamento do ensino é uma maneira de preparar o estudante para enfrentar as questões sociais relacionadas ao meio ambiente de forma crítica e participativa.
Os PCNs mencionam a questão ambiental apresentando a sociedade uma nova forma de pensar e agir, individual e coletivamente. Essa nova forma coaduna com os aspectos relacionados as necessidades humanas a partir de propostas e modelos de produção de bens e relações sociais que não perpetuem desigualdades e exclusão social, garantindo a sustentabilidade ecológica. Isso implica em um universo de valores no qual a educação tem relevante papel a desempenhar.
Nesta perspectiva, surge a necessidade de trabalhar o projeto Educação Ambiental: “Preservando o meio ambiente e construindo cidadania”, para que os alunos conheçam a realidade que os circundam e reflitam sobre as suas ações, suas contribuições e seus valores na preservação do mesmo.
Não obstante, trata-se de uma oportunidade de trabalhar conteúdos e práticas de forma transdisciplinar, aprimorando os conhecimentos construídos ao longo do curso e interação com a realidade do ambiente escolar.

OBJETIVO GERAL
Conhecer os hábitos de preservação ambiental que fazem parte do quotidiano dos estudantes, conscientizando para a importância da reciclagem.
OBJETVOS ESPECÍFICOS
•          Apresentar discussão do tema por meio de vídeo que contemple aspectos relativos à temática;
•          Identificar práticas cotidianas de negligência no uso dos recursos ambientais;
•          Socializar hábitos saudáveis de preservação ambiental a serem inseridos no cotidiano;
•          Desenvolver a consciência critica quanto a preservação ambiental
•          Reconhecer a importância do reaproveitamento do lixo

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental

METODOLOGIA
História infantil que trate da questão do meio ambiente;
Exposição de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente;
Pesquisar sobre o meio ambiente como as pessoas da sua casa e da comunidade cuidam do ambiente, o que ele observa que está destruindo o ambiente. Apresentar a música Chico Cesar Xote da poluição
Discutir sobre a questão do ambiental.

Experimento: Reciclagem de papel
Material necessário
•          Liquidificador
•          1  garrafa de vidro ou rolo de macarrão 
•          Peneira circular ou quadrada tamanho de sua preferência.
•          Bacia na qual caiba a peneira
•          Pedaço de madeira lisa
•          1 litro de água
•          Amido de milho
•          Pétalas de rosas
•          Tinta guache
•          Balde e água
•          Folhas de papel usadas ou revistas
Modo de fazer
1.         Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.
2.         Deixe os papeis de molho dentro de uma balde com água
3.         Coloque no liquidificador o papel picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos.
4.         Acrescente as pétalas de rosa e a tinta guache com a cor de sua preferência.
5.         Após desligar o liquidificador, verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.
6.         Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte dela forme uma camada na peneira.
5-Retire a peneira com a mistura.
6-Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.
7-Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a garrafa não quebre em suas mãos.
8-Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural – Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997.

2 comentários:

  1. muito bem equipe, pois diante da minha leitura observo que o seu projeto é muito bom e quero aplicar em minha escola. Maria Elizangela

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  2. Quero dar parabéns para a equipe, gostei muito do projeto e vou aplicar na minha escola com essa orientação. pois na minha escola fazemos com maquinas industriais. Maria Gilmere.

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